Competição

Alunos portugueses conquistam a prata nas Olimpíadas da Matemática em Bogotá

Alunos portugueses conquistam a prata nas Olimpíadas da Matemática em Bogotá

Portugal conquistou o 6.º lugar na competição que juntou 70 jovens de 20 países americanos e da Península Ibérica. Tiago Mourão e Leonardo Tavares trouxeram de Bogotá, Colômbia, as duas medalhas de prata que Portugal conquistou. Apolo Gomes e Tiago Sousa ganharam uma medalha de bronze e uma menção honrosa, respetivamente.

Tiago Mourão, da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, e Leonardo Tavares, da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, foram os dois vencedores de medalhas de prata nas Olimpíadas Ibero-Americanas da Matemática (OIAM). Desta forma terminam os dois as suas "carreiras olímpicas" por estarem ambos no último ano do Secundário.

Ao longo dos últimos anos, Tiago Mourão arrecadou seis medalhas de ouro nas Olimpíadas Portuguesas da Matemática (OPM), uma medalha de prata, uma medalha de bronze e uma menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) e uma medalha de prata nas OIAM. Igualmente notáveis são os números de Leonardo Tavares, com uma medalha de ouro, três medalhas de prata e duas medalhas de bronze nas OPM, duas medalhas de bronze nas IMO e uma medalha de bronze nas OIAM.

PUB

Os restantes dois elementos da delegação portuguesa que se deslocou a Bogotá, na Colômbia, para disputar a prova - Apolo Gomes, da Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra e Tiago Sousa, da Escola Secundária de São João do Estoril - conquistaram uma medalha de bronze e uma menção honrosa, respetivamente.

Na prova, que teve lugar entre dia 25 e 30 de setembro participaram mais de 70 jovens de 20 países da América Latina e Península Ibérica, ficando Portugal, por países, em 6.º lugar na competição. Este ano, e pela primeira vez na sua história, dois dos problemas escolhidos para a prova foram propostos por Portugal. A equipa regressou a Lisboa no passado domingo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG