As análises ao 17.º caso suspeito de infeção com o novo coronavírus em Portugal deram resultado negativo.
De acordo com um comunicado da Direção-Geral da Saúde divulgado esta quarta-feira, o doente, que na terça-feira foi encaminhado para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois de ter chegado de uma viagem a Milão, "teve resultado negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas".
Sobre o 16.º caso suspeito em Portugal, relativo a um doente internado no Hospital de S. João, a DGS também confirmou ontem que os resultados das análises deram negativo. Todos os casos suspeitos de infeção com Covid-19 em território nacional tiveram, até agora, o mesmo desfecho.
O único caso conhecido de um cidadão português infetado pelo novo vírus é o de Adriano Maranhão, tripulante de um navio de cruzeiros que está hospitalizado no Japão.
Em termos globais, o balanço provisório da epidemia do novo coronavírus é de mais de 2700 mortos e cerca de 80.300 pessoas infetadas, de acordo com dados reportados até hoje por cerca de 30 países. Além de 2665 mortos na China, onde o surto começou em dezembro de 2019, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan. A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.