Exclusivo

Aplicações e dicas online são os novos guias das cidades

Aplicações e dicas online são os novos guias das cidades

Com cada vez mais gente rendida às caminhadas, cresce o número dos que partilham trilhos a explorar em meio urbano. E já há uma startup portuguesa que oferece roteiros detalhados.

Quando os ginásios fecharam e todas as opções para praticar exercício de forma mais organizada se esgotaram, devido à covid-19, muita gente descobriu as caminhadas como opção para se manter ativa. A maioria passou a fazê-lo, perto de casa, em meio urbano, e cedo se percebeu que havia uma nova tendência: partilhar experiências, deixar dicas para outros que queiram descobrir segredos escondidos da cidade que, muitas vezes, passam despercebidos nos passeios tradicionais. Esta espécie de turismo digital, apoiado na tecnologia, apresenta um grande potencial de crescimento, porque confere uma autonomia enorme aos que gostam de descoberta e aventura.

O hábito de partilhar experiências já vem de algum tempo, sobretudo em países estrangeiros como o Reino Unido, França ou Estados Unidos, mas em Portugal, à exceção de uns audioguias promovidos por câmaras municipais, que se limitam ao respetivo território, a oferta ainda é escassa. Mas, em novembro, surgiu a Walkbox, uma aplicação para telemóvel criada por uma startup da zona de Lisboa, que, em sete meses, já superou os 14 mil downloads.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG