
Novo passe ferroviário verde entrou em vigor esta segunda-feira
Foto: Rui Manuel Fonseca / Arquivo
No primeiro dia em vigor, foram vendidas até às 18 horas desta segunda-feira 2230 assinaturas do novo passe ferroviário verde. O título de transporte custa 20 euros mensais, mas pode ser adquirido para 60 ou 90 dias, com o custo de 40 e 60 euros mensais, respetivamente.
Corpo do artigo
Os números foram avançados pela CP - Comboios de Portugal em comunicado, esta segunda-feira. No primeiro dia em vigor do novo passe ferroviário, o ministro das Infraestruturas disse que a empresa seria compensada até ao "último cêntimo", caso se registassem perdas devido à entrada em funcionamento do novo título.
O objetivo do Governo, disse Miguel Pinto Luz, é incentivar o uso do transporte ferroviário em oposição às deslocações em autocarro, que têm aumentado por causa dos preços mais competitivos e devido à falta de oferta na ferrovia.
O passe ferroviário verde pode ser usado nos serviços CP Intercidades (2.ª classe), Regionais, InterRegionais (2.ª classe), Urbanos de Coimbra e Urbanos de Lisboa e Porto fora da área metropolitana. Este novo título não é válido nos serviços Alfa Pendular e Internacional Celta, nem na primeira classe dos serviços Intercidades e InterRegional. Vai permitir andar em todos os comboios urbanos de Coimbra, mas nos de Lisboa e Porto só fora das respetivas áreas metropolitanas.
Para as deslocações no Intercidades, os utilizadores do passe ferroviário verde terão de reservar lugar com uma antecedência máxima de 24 horas.
O passe tem o valor de 20 euros para 30 dias consecutivos de utilização, mas pode também ser adquirido para 60 e 90 dias, por 40 e 60 euros, respetivamente, e é carregado no Cartão CP que, segundo o site da empresa tem um custo de seis euros (três euros para estudantes). O título é adquirido e carregado nas bilheteiras da CP ou nas máquinas automáticas disponíveis nas estações da área metropolitana de Lisboa.
O passe ferroviário verde vai substituir o passe ferroviário nacional, que tinha um custo mensal de 49 euros.

