O PS conquistou este domingo nova maioria absoluta nas eleições regionais dos Açores, ao conseguir eleger 30 deputados do total de 57 parlamentares da Assembleia Legislativa Regional.
PCP
O coordenador da CDU/Açores, Aníbal Pires, admitiu que o resultado da coligação nas eleições regionais "ficou aquém das expectativas", mas sublinhou o facto de ter sido possível manter a representação parlamentar.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que as eleições regionais dos Açores ficam marcadas negativamente pela "provável maioria" absoluta do PS e destacou o crescimento eleitoral da CDU. "Como reiteradamente alertámos, o prolongamento da maioria absoluta não só empobrece a vida política democrática regional como constitui um obstáculo à concretização de medidas e decisões que correspondam às aspirações povo açoriano", afirmou.
PSD
O líder do PSD/Açores assumiu a derrota eleitoral, num sufrágio em que o PS voltou a obter maioria absoluta, destacando que o PSD irá continuar a defender os seus ideais no parlamento e na sociedade. "Em democracia quem elege mais deputados vence. O PS foi o partido mais votado no ato eleitoral e é o partido vencedor destas eleições", disse Duarte Freitas.
"Lamento que hoje não seja para o PSD uma noite de festa eleitoral", afirmou Pedro Passos Coelho.
PS
O secretário-geral do PS enalteceu a "quinta vitória consecutiva" do PS, vincando que tal resulta do "reconhecimento da excelência da governação" socialista, escusando-se a fazer leituras nacionais da votação.
CDS-PP
"Não conseguimos evitar a maioria absoluta do Partido Socialista, mas demos um contributo muito grande para que não houvesse dois terços de maioria absoluta do Partido Socialista e isso seria um perigo para a democracia", frisou líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima.
"Estamos muito satisfeitos por este resultado, saudamos o presidente do CDS Açores, Artur Lima, junto de quem me empenhei e com todos os cabeças de lista do CDS em cada uma das ilhas, para termos este excelente resultado para o CDS", afirmou Assunção Cristas.
BE
"Mesmo com, infelizmente, o aumento da abstenção que se registou, o BE conseguiu aumentar significativamente o número de votos, conseguiu um resultado histórico", afirmou Catarina Martins.