Da China

Avião com 25 toneladas de carga médica chega esta madrugada ao Porto

Avião com 25 toneladas de carga médica chega esta madrugada ao Porto

Chega, esta madrugada, ao Porto, um avião da TAP com 25 toneladas de material médico, proveniente da China. Trata-se do primeiro voo do Airbus, que foi transformado em cargueiro.

O Airbus A330neo CS-TUQ descolou de território chinês pelas 16 horas locais, transportando 25 toneladas de material médico. Prevê-se que aterre, esta madrugada, mais concretamente às 6 horas, no Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto.

"Esta foi a primeira vez que o Airbus A330neo CS-TUQ voou com as cores da Companhia depois de ser descadeirado e transformado em cargueiro. De notar que este foi o primeiro avião comercial da TAP a ser transformado em cargueiro, permitindo que a cabina tenha capacidade para levar 11 toneladas de equipamento médico, uma ajuda suplementar a todos os países que necessitem deste tipo de material", sublinhou, ao JN, fonte da empresa.

A TAP revelou ainda que, na sexta-feira, conseguiu atingir outro "marco histórico", com "dois Airbus A330neo, o CS-TUQ e o CS-TUJ", a sobrevoarem "o território chinês em simultâneo. "Os dois aviões descolaram de Lisboa, pelas 12 horas, com destino à China - Xiamen e Pequim, respetivamente - para assegurar o transporte de material médico e equipamento de proteção individual, essenciais ao combate à pandemia em Portugal", explica a empresa.

A TAP destacou ainda que está "a assegurar, em média, um voo para a China, a cada três dias". Além do A330neo, "com carga no portão e cabina", estão a ser fretados cargueiros.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG