10 de Junho

Marcelo condecora quatro portugueses e homenageia Paula Rego

Marcelo condecora quatro portugueses e homenageia Paula Rego

Quatro portugueses de áreas distintas foram condecorados pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta sexta-feira, em Londres. Marcelo anunciou ainda que vai condecorar, a título póstumo, a pintora Paula Rego, com o Grande Colar da Ordem de Camões.

Luís Pitarma, o enfermeiro português que ganhou destaque durante a pandemia por ter assistido Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, enquanto este estava hospitalizado devido à covid-19, foi condecorado com a Ordem do Mérito.

Marcelino Sambé, distinguido bailarino lisboeta no Royal Ballet no Reino Unido e considerado como um dos 30 jovens europeus mais destacados com menos de 30 anos, foi condecorado como Cavaleiro da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

PUB

Susana Frazão Pinheiro, professora doutora e investigadora no University College of London, um dos mais conceituados do país, será Comendadora da Ordem da Instrução Pública.

Regina Margarida dos Santos Duarte recebeu de Marcelo a distinção de Comendadora da Ordem da Instrução Pública pelo seu trabalho escolar enquanto coordenadora e promotora ativa do ensino de português no Reino Unido.

Homenagem a Paula Rego

Durante a sessão, num hotel da capital, a pintora que faleceu na passada quarta-feira foi homenageada com um minuto de silêncio e o anúncio da sua condecoração a título póstumo.

Marcelo Rebelo de Sousa chamou ao palco os dois filhos de Paula Rego presentes na receção à comunidade portuguesa do Reino Unido e os dois receberam uma prolongada salva de palmas por parte das centenas de pessoas presentes nesta receção.

Este foi o primeiro dia da visita oficial de Marcelo a Londres, onde estará junto das comunidades portuguesas no âmbito das comemorações do dia de Portugal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG