Numa "Nota aos Fiéis" o bispo do Porto pede que, no fim de semana de 5 e 6 de agosto de 2023, não se celebrem batizados nem casamentos.
Por causa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e da presença do Papa em Portugal nos dias 5 e 6 de agosto de 2023, D. Manuel Linda quer libertar "os sacerdotes de trabalhos pastorais que podem ser antecipados ou atrasados uns dias" para que fiquem disponíveis "por exemplo, para as confissões e outros momentos celebrativos e formativos".
Na mesma Nota, o bispo informa que já pediu aos párocos que "providenciem, no mínimo, uma celebração em cada paróquia. Entretanto, se os horários normais forem alterados, os fiéis leigos saberão compreender e aceitar estas motivações", afirmou.
Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), disse ao JN que não está prevista nenhuma tomada de posição conjunta dos bispos sobre este assunto. "É uma questão de bom senso e cada diocese fará o que entender melhor", referiu.
O bispo fez ainda um apelo às famílias que possam para ajudarem a custear e a alojar os jovens estrangeiros que queiram estas nas jornadas e não tenham essa possibilidade.
"Convido aqueles a quem Deus mais beneficiou com bens económicos, e todos quantos possam, a ajudarem os jovens diocesanos a pagar a sua inscrição. Igualmente, peço ajuda para os estrangeiros -mormente de países pobres ou muito longínquos, quase sempre a testemunharem a fé em contexto muito difícil ou até de perseguição- que solicitam apoio: sem ele, não terão possibilidades financeiras para se deslocarem e, no regresso, levarem aquele fogo do Espírito que afirmará a presença da fé cristã entre os seus concidadãos", escreveu.
A JMJ vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023 e trará a Portugal jovens de todo o mundo.