Despacho do Governo

Calendário escolar ajustado à pandemia já está atualizado

Calendário escolar ajustado à pandemia já está atualizado

O Governo já oficializou as datas do novo calendário escolar, que teve de ser ajustado na sequência da "semana de contenção" determinada para o o início de janeiro.

Em despacho publicado no Diário da República, o ministério da Educação determinou a "alteração do calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário e do calendário escolar para os estabelecimentos particulares de ensino especial".

A alteração, esclarece a tutela, é motivada pela "suspensão das atividades letivas e não letivas em regime presencial, entre os dias 2 e 9 de janeiro de 2021", decidida pelo Conselho de Ministros no âmbito das medidas de combate à pandemia de covid-19.

Deste modo, e como o Governo decidiu não optar pelo ensino à distância durante essa semana, as datas para os segundo e terceiro período foram adaptadas, no sentido de compensar esses dias em que as escolas vão estar fechadas.

O primeiro período, de acordo com o despacho, termina a 20 de dezembro e as férias vão durar até 9 de janeiro. No dia seguinte arranca o segundo período, que acaba a 8 de abril.

As férias da Páscoa estão marcadas para 11 de abril e vão estender-se até dia 18 de abril. A pausa de Carnaval só vai durar um dia: 1 de março, a terça-feira em que habitualmente se celebra o Entrudo.

O terceiro período começa a 11 de abril e termina entre 7 e 30 de junho, consoante os anos letivos: os 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade têm data de fecho dia 7; no dia 15 termina o ano para quem frequenta os 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade; e no dia 30 de junho é último para os alunos do pré -escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG