"Bati no seu carro"

Câmaras apanham quem estaciona em cima do passeio

Câmaras apanham quem estaciona em cima do passeio

Uma associação que luta pelos direitos das pessoas com deficiência lançou uma campanha para terminar com os estacionamentos abusivos.

O cenário é Lisboa. Com centenas de casos de condutores que deixam os carros estacionados em cima dos passeios. A estatística é prova disso mesmo já que seis em cada 10 condutores portugueses admitem que já estacionaram num passeio ou numa passadeira.

Não foi por isso difícil à Associação Salvador apanhar nas câmaras ocultas, colocadas estrategicamente na rua, situações de infração.

No vídeo da campanha vê-se os condutores a estacionarem em cima do passeio. Depois de saírem da viatura é colocado um papel a dizer "Bati no seu carro", que tem também o número de telefone para o qual a pessoa em causa deve ligar.

Já no fim do vídeo, e depois de muitos casos registados, aparece Salvador Mendes, tetraplégico. Em conversa com os intervenientes que lhe dizem terem parado por apenas "cinco minutos", responde: "Infelizmente, esses cinco minutos acontecem muitas vezes".

As últimas palavras da sequência são "Sem desculpas. Respeito". O vídeo da campanha tem sido amplamente partilhado nas redes sociais.