Brexit

Eurocético "Trump" inglês lidera sondagem

Eurocético "Trump" inglês lidera sondagem

Nigel Farage, líder do Partido do Brexit, pode ter a maioria de deputados ingleses no Parlamento.

O eurocético Nigel Farage, líder do Partido do Brexit, pode conseguir uma vitória estrondosa nas eleições europeias, segundo a mais recente sondagem da Opinium. O Partido do Brexit surge na liderança com 34% dos votos, o que significa mais do que aquilo que conseguirão os partidos Trabalhista (21%) e Conservador (11%) juntos. Os liberais-democratas têm 12% das intenções de voto.

Nigel Farage lidera o recém-criado Partido do Brexit após ter encabeçado o UK Independence Party (UKIP) entre 2006 a 2016, tendo começado a apologia contra a União Europeia ainda nos anos 1990, ainda membro do Partido Conservador. Enquanto líder do UKIP, Farage conseguiu a segunda maior percentagem de votos no Reino Unido nas eleições europeias de 2009. Curiosamente, nunca foi eleito para o Parlamento britânico.

Campanha por Trump

Tendo feito campanha ativa pelo Brexit no referendo de 2016, Nigel Farage é conhecido por ter apoiado Donald Trump, tendo ambos um financiador comum. Trump retribuiu o apoio e chegou a dizer que Farage deveria ser nomeado embaixador do Reino Unido nos EUA. O deputado britânico declarou, no ano passado, que iria começar uma petição no Parlamento Europeu para pedir o prémio Nobel da Paz para Donald Trump, pelo trabalho de diplomacia entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Em comum, ambos são conhecidos também pelas frases polémicas, muitas vezes de cariz xenófobo ou, simplesmente, disparatado: em 2015, Farage foi multado em três mil euros por ter dito, em pleno Parlamento, que o presidente do Conselho Europeu, Von Rompuy, tinha tanto carisma como uma esfregona.

O eurocético é deputado do Parlamento Europeu desde o ano 2000, tendo sido o autor da moção de censura a Durão Barroso, em 2005, devido a fotografias do português no iate do armador grego Spiros Latsis quando a Comissão aprovara, pouco antes, 10,3 milhões de euros em ajudas estatais à empresa de Latsis.

Farage lidera os grupos do Parlamento Europeu denominados Grupo da Europa da Liberdade e Democracia Direta - ambos associados a eurocéticos, populistas e nacionalistas nórdicos. Tem vindo a ganhar popularidade graças ao seu programa de rádio na LBC, de segunda a quinta-feira e também aos domingos, onde se apresenta como um homem simples que luta sozinho e pelo povo contra "a máquina" política.

Imobusiness