PSD

"Hipócritas". Rio não encontra melhor adjetivo para críticos internos

"Hipócritas". Rio não encontra melhor adjetivo para críticos internos

Rui Rio abriu fogo sobre quem tentou "destruir" a sua liderança e agora surge em ações de campanha, como Marques Mendes que foi dar apoio à cabeça de lista em Leiria. "Hipócritas", acusa o líder laranja.

É um descontentamento que Rio assume à porta das legislativas: não entende a postura de quem tanto o criticou, principalmente desde o Conselho Extraordinário em janeiro, quando Luís Montenegro o desafiou para eleições, surge agora na estrada a apoiar o PSD.

A crítica surge, esta quarta-feira, menos de 24 horas depois de Luís Marques Mendes, ex-líder do PSD e atual comentador político, ter ido ao jantar de apoio à cabeça de lista por Leiria, Margarida Balseiro Lopes, a atual presidente da JSD. Aliás, a dirigente laranja tem granjeado elogios e sucessivos apoios de vários críticos internos de Rio: Teresa Morais, ex-vice-presidente do partido, Hugo Soares, ex-líder parlamentar, e José Eduardo Martins, ex-mandatário da candidatura autárquica em Lisboa.

"As pessoas que durante um ano e tal andaram a procurar destruir o partido, a destruir a minha liderança, a destruir a direção nacional, fizeram tudo o que estava ao seu alcance para isso, e chegar à última da hora [para] aparecer e dizer que dão um grande apoio é uma situação hipócrita", lamentou Rui Rio, à chegada à Herdade do Ribafreixo, produtora de vinhos na Vidigueira, numa visita que insere num dia de estrada que passará pelos distritos de Beja e Évora.

Rio recusou dizer de quem falava. "A minha postura na política e na vida não é uma postura de hipocrisia", contrapôs, quando questionado sobre os nomes de tais críticos a que se referiu. Mas não deixou de admitir que nem tudo está bem nas fileiras laranjas.

"Neste momento, em termos eleitorais, interessava-me dizer que está tudo unido, que consegui federar tudo, que é tudo absolutamente fantástico? Não digo, porque não é isso que eu sinto. O que eu sinto é uma certa hipocrisia", reforçou.

Esta quarta-feira à tarde, Rio irá atravessar o Alqueva, maior lago artificial da Europa.