Covid-19

"Casa aberta" para vacinação retomada esta sexta-feira

"Casa aberta" para vacinação retomada esta sexta-feira

A modalidade de vacinação contra a covid-19 "casa aberta", sem necessidade de agendamento, vai ser retomada a partir das 15 horas desta sexta-feira, para os utentes com 40 ou mais anos.

A modalidade "casa aberta" permite a vacinação de primeiras doses a utentes que não estejam agendados, com idade igual ou superior a 40 anos e que não tenham sido infetados com covid-19 nos últimos seis meses. Para isso, os utentes devem dirigir-se ao centro de vacinação vovid correspondente ao centro de saúde onde estão inscritos, nos horários definidos, que podem ser consultados aqui.

A decisão de retomar o modelo foi avançada pelo grupo de trabalho responsável pela coordenação do plano de vacinação em Portugal, na sequência do levantamento da suspensão de um lote de vacinas da Janssen pelo Infarmed que levou à redução na disponibilidade de vacinas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional do Medicamento anunciou estar a investigar a qualidade de vacinas da Janssen disponibilizadas no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra, depois de utentes terem desmaiado. Segundo a autoridade de saúde, não tinham sido reportadas, até então, "suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG