Zona Euro

Cavaco Silva diz que o euro "vai sobreviver"

Cavaco Silva diz que o euro "vai sobreviver"

O Presidente da República manifestou esta quarta-feira a sua convicção de que "o euro vai sobreviver", reiterando a ideia de que o sistema de supervisão europeia falhou e que é errado culpar apenas os países com dificuldades financeiras pela situação.

"O euro vai sobreviver. Vamos estar de boa saúde no futuro", afirmou o chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, que falava aos jornalistas nos jardins da Casa Branca, em Washington, depois de um encontro de cerca de meia hora com o Presidente Barack Obama.

Em resposta a uma pergunta de um jornalista americano, Cavaco Silva reiterou uma ideia que tem vindo a defender, considerando que os problemas que a União Europeia está a atravessar estão relacionados com "uma falha de supervisão no sistema de supervisão das instituições europeias", nomeadamente a Comissão e o Conselho de Ministros.

"É errado culpar apenas os países com dificuldades financeiras", enfatizou, renovando uma ideia que já tinha deixado há cerca de um mês, durante uma conferência que proferiu no Instituto Universitário de Florença.