Nacional

Cavaco Silva entusiasmado em mostrar qualidades dos jovens

Cavaco Silva entusiasmado em mostrar qualidades dos jovens

O Presidente da República, Cavaco Silva, reafirmou, no Porto, a intenção de "dar visibilidade" ao contributo que os jovens podem dar ao desenvolvimento do país, citando o exemplo do projecto de produção de leite que visitou na manhã desta sexta-feira.

"Fiquei surpreendido por ver como as vacas avançavam uma a uma e se encostavam ao robot, sentindo-se deliciadas enquanto este realizava a ordenha", afirmou Cavaco Silva, numa referência a um robot inovador existente na exploração que visitou.

O Chefe de Estado falava numa sessão realizada no Teatro do Campo Alegre, no Porto, integrada no programa do Roteiro para a Juventude, durante a qual foram apresentados alguns dos projectos que a Federação Académica do Porto (FAP) tem promovido na área social.

"Estes projectos são a demonstração inequívoca de que as associações de estudantes são escolas de cidadania, nos mais variados domínios", frisou.

Para Cavaco Silva, "através do movimento associativo, os jovens adquirem valores e competências que lhes vão ser úteis na vida prática", salientando que estas competências "têm um valor difícil de quantificar, mas são da maior importância para a autonomia dos jovens".

Relativamente aos projectos da FAP na área social, Cavaco Silva manifestou-se especialmente "tocado" quanto ao projecto Aconchego, no qual um idoso recebe em casa um estudante da academia portuense, mas também destacou a importância da "cooperação positiva" que existe entre a federação académica e a Câmara do Porto.

"Tenho vindo a dizer que uma das prioridades que tem vindo a crescer na actividade das câmaras municipais é o desenvolvimento social. Este é um bom exemplo", afirmou.

Cavaco Silva frisou que a intenção do seu Roteiro para a Juventude "é dar voz aos jovens e revelar as boas experiências associadas aos jovens", de forma a "mostrar o contributo que podem dar para o desenvolvimento da nossa sociedade".