Nacional

Cavaco Silva viaja até Barcelona num carro blindado

Cavaco Silva viaja até Barcelona num carro blindado

O Presidente da República deverá chegar dentro em breve à fronteira espanhola, onde prosseguirá viagem num carro blindado. Cavaco Silva partiu esta manhã de Estrasburgo, em França, rumo a Barcelona, onde poderá pernoitar devido ao encerramento do aeroporto.

Cavaco Silva tem chegada prevista a Barcelona, hoje, domingo, e é de lá que deverá seguir viagem a bordo de Falcon da Força Aérea portuguesa rumo a Lisboa.

Uma hipótese, no entanto, reavaliada a cada minuto, já que o prolongamento do fecho do aeroporto de Barcelona, previsto para até às 20 horas, pode obrigar o Presidente da República a pernoitar na capital catalã, para prosseguir viagem via terrestre, na segunda-feira, pela manhã.

À entrada de Espanha, Cavaco Silva terá à sua espera um veículo blindado para o transportar até Barcelona. 

Cavaco Silva chegou sábado ao início da noite a Estrasburgo, depois de uma viagem de 600 quilómetros desde Praga, onde ficou retido, sexta-feira, devido à nuvem de cinzas vulcânicas proveniente da Islândia.

Depois de passar a noite num hotel de Estrasburgo, a comitiva que acompanha o chefe de Estado, arrancou esta manhã para uma nova etapa da longa viagem, mas agora com duas novas caras à 'boleia': a ministra da Saúde e a fadista Kátia Guerreiro.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, irá juntar-se à comitiva "muito restrita" que acompanha o carro de Cavaco Silva e que integra ainda o secretário de Estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho, o chefe da Casa Civil do Presidente da República, elementos da segurança e o ajudante de campo do chefe de Estado.

À chegada ao hotel em Estrasburgo onde Cavaco Silva ficou hospedado esta noite, Ana Jorge explicou aos jornalistas que se deslocou àquela cidade francesa para participar numa conferência sobre pediatria.

Interrogada sobre como irá ficar a saúde depois da longa jornada de carro até Barcelona, Ana Jorge respondeu a sorrir que a sua saúde está "muito bem".

A fadista Kátia Guerreiro e os três músicos que a acompanharam a um concerto em Lille, juntou-se à restante comitiva que acompanhou a visita de Estado de Cavaco Silva à República Checa, que integra perto de uma centena de pessoas, entre os quais 35 empresários, 23 jornalistas, membros do Protocolo de Estado, da Casa Civil do Presidente, e outros convidados, e que está a fazer exactamente o mesmo percurso que o chefe de Estado, mas divididos por três autocarros.

À boleia no autocarro que transporta os jornalistas viajam também seis crianças açorianas e duas professoras que tinham igualmente ficado retidas em Praga.

A chegada dos três autocarros a Barcelona está prevista para as 23 horas locais (22 horas em Portugal Continental). De quatro em quatro horas, os autocarros farão curtas paragens de 15 minutos.

A cada um dos 'viajantes' foi, entretanto, distribuído um saco de 'piquenique' com uma garrafa de água, um sumo, uma sandes, uma maça, um pequeno saco com caju e um queque.