Manifestação

Centenas de funcionários públicos marcham em Lisboa

Centenas de funcionários públicos marcham em Lisboa

Várias centenas de funcionários públicos estão hoje a participar na manifestação convocada pela Frente Comum que saiu da praça Marquês de Pombal, em Lisboa, por volta das 15 horas.

Debaixo de chuva fraca, os trabalhadores iniciaram a marcha com destino à Assembleia da República para reivindicar aumentos salariais, descongelamentos de carreiras e o horário de 35 horas para todos.

Com o desfile a subir a rua Braancamp, houve apenas alguns constrangimentos no trânsito na rotunda do Marquês de Pombal.

A abrir a manifestação vai a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, rodeada de representantes de sindicatos da estrutura, nomeadamente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) e do Sindicato dos Enfermeiros.

Uma delegação da CGTP, liderada pelo seu secretário-geral, Arménio Carlos, integra o desfile de protesto.

Entre as bandeiras sindicais e os chapéus de chuva são visíveis também duas grandes bandeiras das região autónomas da Madeira e dos Açores.

Os manifestantes gritam palavras de ordem como "trabalho igual, horário igual, 35 horas já" e "Emprego sim precariedade não".