Previsão

Chuva regressa este domingo e fica para atrapalhar a manhã de segunda-feira

Chuva regressa este domingo e fica para atrapalhar a manhã de segunda-feira

A chuva está de regresso ao território de Portugal, este domingo, especialmente no Norte Litoral, mas estende-se ao resto do continente durante a manhã de segunda-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para este domingo, no continente, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca a moderada no Minho e no Douro litoral, que poderá estender-se ao litoral centro a partir do meio da tarde.

Prevê-se também vento forte nas terras altas e uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro. As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os cinco graus Celsius (em Bragança) e os 13 (no Porto e em Braga) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 21 (em Faro).

Segunda-feira, a chuva estende-se ao resto do território, à exceção do Algarve. Segundo as previsões do IPMA, será mais forte no Litoral Norte e Centro. As temperaturas vão ser semelhantes às estimadas para este domingo.

Na terça-feira, as previsões apontam para o regresso do sol, acompanhado por uma descida das temperaturas, com as mínimas a descerem até um grau negativo, na Guarda, e as máximas a rondar os 15 graus no Litoral e os 12 no Interior. Faro, com 20 graus, é a exceção.

Dez distritos do país com aviso amarelo devido a forte agitação marítima

Dez distritos de Portugal continental estão, este domingo, sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros na costa ocidental.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo durante o dia e até às 12 horas de segunda-feira, enquanto Setúbal, Beja e Faro mantêm o mesmo nível de alerta até às 12 horas de terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, seis barras estão hoje fechadas a toda a navegação: Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Ericeira, alerta a Autoridade Marítima Nacional.

As barras marítimas de Aveiro, Douro, Figueira da Foz, Viana do Castelo e São Martinho do Porto estão condicionadas, ainda segundo a autoridade marítima.

* com Agências

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG