Exclusivo

Cinco candidatos por dia a apoio para viver no interior

Cinco candidatos por dia a apoio para viver no interior

Emprego Interior MAIS dá até 4827 euros a quem sai do litoral. Mais de 500 candidatos em três meses e muitos são jovens com contratos sem termo.

Em apenas três meses, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) já recebeu 144 candidaturas ao programa que paga a quem for viver e trabalhar para o interior do país. As candidaturas recebidas nos primeiros 93 dias desde que o programa foi lançado, a 20 de agosto, abrangem 144 candidatos e 357 elementos do agregado familiar, num total de 501 pessoas, o que dá uma média de cinco por dia.

O Emprego Interior MAIS (Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável) é um mecanismo de correção das assimetrias regionais e destina-se a pessoas inscritas no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Cada candidato pode receber até 2632 euros de apoio, mais 877 euros de comparticipação nos custos de transporte de bens e até 1316 euros de majoração para os elementos do agregado familiar que também se mudem. Na prática, um casal com filhos pode conseguir uma verba direta de 4827 euros se mudar a vida profissional do litoral para o interior.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG