O Jogo ao Vivo

Pandemia

Convocatória para a vacina da covid-19 será enviada por SMS

Convocatória para a vacina da covid-19 será enviada por SMS

A convocatória para a vacina da covid-19 na 2ª e 3º fases do plano de vacinação será enviada por mensagem de telemóvel (SMS) aos utentes que terão de manifestar vontade de serem imunizados. Esta fase da vacinação massiva da população não deverá arrancar antes de março, estando prevista a "expansão dos pontos de vacinação" e incluir as farmácias.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde vão fornecer aos Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) a listagem de utentes a vacinar por fase e unidade de saúde, uma listagem que tem por base os critérios da Direção Geral de Saúde, recorrendo ao cruzamento de dados dos sistemas dos Cuidados Saúde Primários, trace Covid-19 e de outros.

PUB

Se a resposta for NÃO ou não houver resposta, o utente não é convocado e é enviado para tratamento manual no seu centro de saúde. Caso a resposta seja SIM, recebe novo SMS a agendar data, hora e local da vacina e, caso a resposta ao agendamento seja negativa, será enviado para o centro de saúde para agendar nova data.

Oobjetivo é que o máximo de agendamentos possíveis seja feiyo desta forma, de modo a evitar a sobrecarga dos centros de saúde, sendo que terá de ser acautelada a situação dos utentes que não tenham telemóvel.

No início desta fase, e para que se maximizem ao máximo as vacinas, nem todos os centros de saúde deverão ser abrangidos. Está previsto o alargamento dos locais de vacinação para espaços em maior escala que permitam a inoculação de grandes grupos em segurança, sob tutela dos ACES, bem como o envolvimento das farmácias e de outroslocais que serão escolhidos em articulação com as Câmaras Municipais e freguesias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG