Premium

Corrida à vacina leva a falhas nos centros de saúde e farmácias

Corrida à vacina leva a falhas nos centros de saúde e farmácias

A vacina da gripe sazonal está a faltar em algumas farmácias e centros de saúde. Motivo: a forte adesão dos cidadãos à campanha de vacinação para este inverno.

Em cinco semanas (1 de outubro e 7 de novembro), as farmácias venderam 311 592 vacinas, mais de metade do total dispensado no ano passado (518 087), segundo dados da Associação Nacional de Farmácias (ANF). Em alguns centros de saúde, há casos de ruturas de stock, alerta a Ordem dos Enfermeiros.

Nos centros de saúde, a adesão tem sido também superior ao que que é habitual no início da campanha. No boletim semanal sobre a "Saúde Sazonal", emitido pela Direção-Geral da Saúde, constata-se que, na primeira semana de vacinação (de 15 a 21 de outubro), o número de vacinas administradas foi muito superior (quase o dobro) ao das primeiras semanas de anos anteriores: a rondar as 180 mil vacinas. Na semana seguinte, foram dadas cerca de 200 mil. Conclui-se, pois, que "o número de vacinas administradas e registadas no Serviço Nacional de Saúde apresenta um valor superior" ao de anos anteriores.

Outras Notícias