Pimenta Marinho

Cresap tem reservas sobre candidato para Reguladora da Saúde

Cresap tem reservas sobre candidato para Reguladora da Saúde

Apreciação da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública concluiu que Pimenta Marinho, ex-presidente da ARS Norte e próximo do ministro da Saúde e do diretor executivo do SNS, é um candidato adequado para a presidência da Entidade Reguladora da Saúde, mas com reservas. Deputado do PSD, Ricardo Baptista Leite, considera avaliação preocupante e aconselha PS a retirar a candidatura.

O tema foi levantado pelo social-democrata durante a audição do ministro Manuel Pizarro, que está a decorrer, esta quarta-feira, na Comissão de Saúde.

Ricardo Baptista Leite revelou que a apreciação da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap) indica que o candidato proposto à Assembleia da República pelo ministro da Saúde "não apresentou um pensamento estratégico e estruturado" sobre a Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

PUB

A apreciação foi "adequado, mas com reservas", quando "todos os outros" candidatos que passam na Cresap para dirigirem entidades da Saúde merecem a avaliação adequado, referiu o deputado do PSD.

Na resposta, o ministro da Saúde mostrou "surpresa" pela interpretação de Ricardo Baptista Leite, considerando que a Cresap aponta os méritos e a experiência de Pimenta Marinho e apenas "diz aquilo que já se sabia que é não ter experiência em matéria de regulação".

Manuel Pizarro explicou que, até agora os presidentes da ERS não tinham carreiras ligadas ao sistema de cuidados, e foi entendido ser útil escolher "uma pessoa envolvida na prestação de cuidados". É uma "mudança de paradigma", realçou o governante.

Ricardo Baptista Leite fechou o tema considerando que estamos perante uma "democracia musculada" que impõe quem quer.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG