Exclusivo

Crianças até 12 anos deixam de pagar nos transportes públicos

Crianças até 12 anos deixam de pagar nos transportes públicos

António Costa aceita financiar a redução do preço nos títulos do Porto e de Lisboa. Passe mensal custará no máximo 40 euros.

O sim de António Costa à criação do passe único nas áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa vai permitir que as crianças até aos 12 anos passem a viajar de graça nos transportes públicos das duas metrópoles e que as famílias alargadas não gastem mais de 80 euros por mês em passes. Garante também que nenhum passageiro desembolsará mais de 40 euros pelo título mensal.

O primeiro-ministro comprometeu-se, anteontem em entrevista à TVI, a incluir esta "inovação radical" no Orçamento do Estado para 2019, tendo presente que a comparticipação do Governo à redução do custo do transporte público nas duas áreas metropolitanas (onde reside mais de 40% da população do país e onde a dependência do automóvel é cada vez maior) deixará mais dinheiro no bolso das famílias e terá impactos ambientais positivos. O passe único deverá chegar em abril ao Porto. Na Região de Lisboa, poderá entrar em vigor mais tarde.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG