Universidade do Porto

Descoberta nova espécie de morcego em Portugal

Foi descoberta em Portugal uma nova espécie de morcego, confirmada geneticamente num estudo que sequenciou o
código de barras de 26 espécies com presença no país.

O morcego foi descoberto, em 2005, no Parque Nacional Peneda-Gerês por uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO). Mas na altura, tinha sido identificado como um morcego-de-bigodes (Myotis mystacinus), muito semelhante com a espécie agora revelada. A verdadeira identidade desta nova espécie só foi confirmada neste estudo, publicado na revista "Biodiversity Data Journal", em que os investigadores sequenciaram o "código de barras" de ADN de 26 espécies com presença no país".

"De acordo com este estudo, o ADN do indivíduo capturado no Gerês corresponde na realidade à espécie 'Myotis alcathoe' cuja presença em Portugal era até agora desconhecida", lê-se no documento.

A espécie, que os investigadores acreditam poder encontrar-se por "toda a região Norte em locais com floresta madura atravessada por rios", junta-se assim ao "recente confirmado morcego-de-franja-críptico, capturado no sítio de importância comunitária Alvão/Marão", refere o centro.

O estudo agora divulgado foi desenvolvido no âmbito dos projetos EnvMetaGen e PORBIOTA, uma iniciativa que consiste na construção de uma biblioteca de "código de barras" de ADN focada especialmente em animais invertebrados, mas que inclui agora "quase todos os quirópteros [morcegos] portugueses".

"Espera-se que esta coleção de referência do CIBIO-InBIO seja uma ferramenta fundamental para a monitorização da biodiversidade a longo prazo e em larga escala na Península Ibérica, assim como para a descoberta de novas espécies em Portugal e no Mundo", conclui o centro da Universidade do Porto.