Calor

Dez distritos portugueses em alerta esta terça-feira devido a risco de incêndio

Dez distritos portugueses em alerta esta terça-feira devido a risco de incêndio

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio rural, o Governo colocou os distritos de Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Santarém, Vila Real e Viseu em situação de alerta esta terça-feira.

Em comunicado enviado às redações, os Ministérios da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Ambiente e da Ação Climática e da Agricultura explicam que a sinalização dos dez distritos surge da necessidade de "adotar medidas preventivas e especiais face ao risco de incêndio previsto pelo IPMA".

De recordar que, esta segunda-feira, a Proteção Civil já tinha alertado para o "cocktail meteorológico" de risco previsto para os próximos dias, devido ao tempo seco e quente, com vento e trovoadas.

Durante 24 horas fica, assim, proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios; a realização de queimadas e de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.

Vedados estão igualmente os trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal. É ainda proibido utilizar fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão.

De realçar que a proibição não abrange trabalhos associados à alimentação de animais, a extração de cortiça por métodos manuais e os trabalhos de construção civil, desde que inadiáveis.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG