O Jogo ao Vivo

Covid-19

DGS anuncia "reforço da monitorização" de contactos de doentes

DGS anuncia "reforço da monitorização" de contactos de doentes

A diretora-geral da Saúde disse que vai haver um reforço da monitorização dos contactos dos doentes de covid-19 e apelou aos cidadãos que saibam que estiveram em contacto com um doente que contactem a linha SNS24.

"Agora que estamos a falar de uma nova fase epidémica terá que haver um reforço da monitorização", disse Graça Freitas, na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde, em Lisboa.

Segundo a responsável, esse reforço da monitorização será feito com recurso aos métodos tradicionais, em que as autoridades procuram à volta de um caso as pessoas com quem esteve em contacto, mas também com recurso à plataforma "trace covid", para acompanhamento de doentes com suspeita ou confirmação da doença.

A diretora-geral de saúde apelou ainda a pessoas que estiveram em contacto com doentes covid-19 para também contactarem a linha SNS 24.

"A partir daqui as autoridades de saúde confirmarão a história epidemiológica e se constitui verdadeiro contacto e de alto, médio ou baixo risco", afirmou Graça Freitas.

PUB

Segundo a responsável, esta intensificação da vigilância epidemiológica dos casos acontece quando se sabe que com o gradual desconfinamento vão aumentar os contactos entre pessoas pelo que há "risco maior" de contágio do que antes.

Os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus covid-19 em Portugal foram anunciados há precisamente dois meses, em 2 de março.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG