O Jogo ao Vivo

Covid-19

DGS diz que grávidas infetadas devem ser transferidas para hospital

DGS diz que grávidas infetadas devem ser transferidas para hospital

A diretora-geral da Saúde disse que os estabelecimentos de saúde destinados exclusivamente a maternidade devem transferir as grávidas que tenham testado positivo à Covid-19 para hospitais.

"Um estabelecimento que seja apenas maternidade, se tiver um caso Covid ou suspeito Covid, que seja transferido para um hospital geral onde há áreas Covid e áreas não Covid. Portanto, aquelas que são só maternidades seguirão doentes não Covid", disse Graça Freitas, esta sexta-feira.

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) defende a existência de maternidades exclusivamente para grávidas Covid-19, conforme noticiou a Rádio Renascença.

Lúcia Leite, presidente da ASPE e enfermeira do bloco de partos de Santa Maria da Feira, considerou que o país tem condições para avançar com essa medida que, segundo diz, defende as mulheres e reduz o risco de propagação da doença na comunidade.

Em resposta a uma questão relacionada com esta posição, Graça Freitas, que falava na conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal, disse que "os planos não são herméticos" e "vão sendo adaptados à realidade", mas aconselhou a transferência para hospitais.

Portugal regista 657 mortos associados à Covid-19, mais 28 do que na quinta-feira, e 19022 infetados (mais 181), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG