Brasil

Dilma Rousseff esta terça-feira na Universidade de Coimbra

Dilma Rousseff esta terça-feira na Universidade de Coimbra

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff estará, esta terça-feria, na Universidade de Coimbra, no âmbito da sua primeira visita oficial a um país europeu.

Dilma Rousseff inicia a sua viagem oficial de três dias a Portugal, com uma visita privada à Universidade de Coimbra, um dia antes de assistir ao doutoramento Honoris Causa do seu antecessor Lula da Silva.

A visita da Presidente do Brasil à sétima faculdade mais antiga da Europa, que data do século XIII e que formou alguns dos ideólogos do processo que levou à independência do Brasil, em 1822, realiza-se "a convite do reitor", João Gabriel Silva, adiantou uma fonte da assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Cumprindo a tradição, Dilma Rousseff deverá ser recebida pelo reitor na Porta Férrea, a entrada principal da Universidade, na Alta de Coimbra. Também a vice-reitora da Universidade para as Relações Institucionais, Helena Freitas, deverá estar presente.

Já na quarta-feira, Dilma participa na cerimónia de investidura do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, como doutor pela Faculdade de Direito de Coimbra. Na ocasião, o ex-presidente do Brasil será homenageado pelos estudantes brasileiros que frequentam a instituição.

Com a atribuição deste título, "a Universidade de Coimbra reconhece o prestígio internacional de Lula da Silva, a atenção que este tem dedicado aos grandes problemas do mundo e a sua influência na preservação da amizade que une Portugal e o Brasil", segundo o gabinete do reitor.

A assistir à cerimónia, estará além de Dilma Rousseff, o presidente da República, Cavaco Silva, e o seu homólogo de Cabo Verde, Pedro Pires que também participarão no almoço oferecido pelo reitor João Gabriel Silva, no Palácio de S. Marcos.

A líder brasileira tem depois reuniões marcadas com o Presidente português Cavaco Silva e com o primeiro-ministro demissionário José Sócrates.

Outros Artigos Recomendados