Premium

Donativos para Matilde ajudam 42 crianças

Donativos para Matilde ajudam 42 crianças

Já são mais de 40 as crianças com doenças raras que os pais de Matilde Sande, a menina portadora de atrofia espinhal muscular (AME), estão a ajudar financeiramente no pagamento de terapias e todos os equipamentos que necessitem.

Numa iniciativa inédita em Portugal, há seis meses, os pais de Matilde pediram à população ajuda para a compra do Zolgensm, o único medicamento, ainda em fase experimental, para tratar a doença, e reuniram 2,5 milhões de euros. O Estado português acabou por suportar os custos do fármaco não só para Matilde mas também para Natália Silva, uma bebé com a mesma doença. A toma do medicamento foi a 27 de agosto deste ano e as melhoras na saúde das duas meninas é comprovada por médicos e terapeutas.

Com o dinheiro doado para a compra do medicamento, Carla Martins e Miguel Sande, os pais de Matilde, estão a auxiliar outras crianças, desconhecendo-se o critério na seleção dos casos. O casal disponibiliza informações sobre o estado de saúde da filha e das crianças que está ajudar financeiramente através da página do Facebook "Matilde, uma bebé especial". Contactados pelo JN, os pais de Matilde não prestaram declarações.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG