Conferências de Matosinhos

Já se trabalha no CIMAR

Já se trabalha no CIMAR

As mudanças só devem terminar no fim do ano, mas o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) já está trabalhar no Terminal de Cruzeiros.

Ao todo, são mais de 200 investigadores que vão sair da Rua dos Bragas, no centro do Porto, tranferindo os seus laboratórios para Leixões, numa área que ocupa, sensivelmente, 30% de todo o edifício. Miguel Santos, da Direção do centro, elogiou "o avanço muito grande" dos últimos anos com a "aproximação dos conhecimentos científicos às necessidades da sociedade e com a criação de valor", apresentando como exemplo a criação do Polo do Mar da UPTEC, também em Leixões, mas no molhe norte do porto.

O presidente do UPTEC revelou que mais de 80% do polo já está ocupado. "Para uma boa ligação entre a investigação e a inovação têm de existir vantagens para a Universidade e para as empresas e objetivos concretos", explicou. Além da investigação pura, grande parte da atividade do CIIMAR passará pela sensibilização e educação marítima com visitas escolares, que já começaram a ser realizadas.

Conferências de Matosinhos

ver mais vídeos