Gripe A

Aumentam casos de narcolepsia em pessoas vacinadas contra a gripe A

Aumentam casos de narcolepsia em pessoas vacinadas contra a gripe A

A Direcção-Geral da Saúde mantém a recomendação de vacinação contra a gripe A, apesar do recente aumento de casos de narcolepsia em pessoas vacinadas, com menos de 19 anos, na Finlândia, Suécia e Islândia.

"Uma vez que a associação vacina Pandemrix [contra a gripe pandémica] e narcolepsia não está provada e que o benefício de vacinação é superior ao risco de adquirir narcolepsia, a DGS mantém as orientações de vacinação para a época gripal 2010/2011", refere a Direcção-Geral da Saúde em comunicado.

A vacina Pandemrix tem sido usada em várias dezenas de países de todo o mundo, incluindo Portugal, desde a época gripal 2009/2010.

"Foi observado, recentemente, o aumento do número de casos de narcolepsia [distúrbio de sono caracterizado por sonolência diurna excessiva] em indivíduos vacinados, com menos de 19 anos de idade, na Finlândia, Suécia e Islândia", refere a DGS.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), em colaboração com alguns Estados-membros da União Europeia, está a coordenar um estudo sobre narcolepsia e vacinas pandémicas.

A Agência Europeia do Medicamento considera também necessário desenvolver mais estudos para avaliar aquela possível associação.

A Organização Mundial de Saúde já está a investigar o aumento de casos de narcolepsia na Finlândia e a sua eventual relação com a vacina contra a gripe A (H1N1).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG