Pensamento global

Projeto para alimentação sustentável premeia jovens realizadores

Projeto para alimentação sustentável premeia jovens realizadores

O projeto de sustentabilidade alimentar EAThink2015 lançou um concurso de vídeos subordinado à temática "Sistemas de Agricultura e de Alimentação Sustentáveis".

O EAThink2015 é um projeto europeu que visa promover o desenvolvimento global de forma sustentável, no que diz respeito a sistemas alimentares sustentáveis e conscientes, através do envolvimento de estudantes e professores. Cofinanciado pela União Europeia, é implementado em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O concurso que agora lança, destinado a alunos entre os 11 e os 19 anos, conseguiu a participação de mais de 500 jovens de 14 escolas e resultou numa seleção de 17 vídeos que "representam a forma como os alunos encaram o problema da sustentabilidade do planeta e sobretudo a procura de novas soluções", segundo a assessoria do projeto.

Cada grupo de participantes realizou um vídeo com a duração máxima de 30 segundos subordinado a um destes quatro temas: a educação para a escolha alimentar e para o consumo crítico; os benefícios da horticultura; o direito à alimentação; e o desperdício alimentar.

O vencedor do concurso, que numa primeira fase vai decorrer a nível nacional, vai ser conhecido esta sexta-feira e, além de ser premiado com a realização de um vídeo profissional inspirado no seu trabalho, vai representar Portugal a nível europeu. O vídeo do jovem que vencer essa segunda e última fase será distribuído pelos 12 países europeus que participam no projeto.

O júri que vai premiar o melhor trabalho é constituído por seis elementos da fundação Calouste Gulbenkian - que promove o projeto -, um consultor de comunicação, um jornalista e um produtor de vídeo.

A par dessa votação, o Jornal de Notícias vai eleger também aquele que acha ser o melhor vídeo e, para isso, conta com a sua participação, através da página de Facebook.

O vencedor escolhido por si vai poder visitar a redação do Jornal de Notícias sediada no Porto e o Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Veja os vídeos que estão a votos aqui.

Pensamento global

ver mais vídeos