Nacional

Casas típicas dão colorido à Costa Nova

Casas típicas dão colorido à Costa Nova

Quando se chega à praia da Costa Nova, uma das primeiras imagens que salta à vista são as suas casas coloridas. Todas em fila, viradas para a ria de Aveiro, fazem da marginal uma imensa paleta de cor, com o fundo branco, donde ressaltam as riscas verdes, vermelhas, amarelas e azuis.

São chamados os "palheiros da Costa Nova". As primeiras casas típicas desta praia do concelho de Ílhavo foram construídas por pescadores. Nesse tempo serviam para guardar o material de pesca e tinham apenas uma divisão. De armazém passaram a casas de habitação dos homens do mar e agora são casas que fazem inveja, no bom sentido, é claro, a quem por ali passa.

Os antigos palheiros de habitação possuíam um só piso. "Eram usados, sobretudo, para guardar as redes de pesca, por isso não necessitavam de mais espaço", conta Ernesto Barros, proprietário de uma das "casinhas às riscas" que caracterizam a Costa Nova.

Entre uma casa de riscas azuis e outra às riscas verdes fica a casa da família Barros. Pintada de branco e vermelho é uma das muitas que ajuda a dar o colorido característico da marginal da Costa Nova.

A casa foi herdada de geração em geração. Era dos avós, passou para os pais e agora pertence a Ernesto Barros e aos irmãos. "Esta casa deve ter mais de 100 anos, pois é do tempo em que os meus avós maternos estavam ligados à pesca", conta. Neste momento serve como casa de férias. "Nos meses de Verão estamos cá muitas vezes, no Inverno vimos de vez em quando ao fim-de-semana".

"Nós mudámos muita coisa e hoje em dia temos oito quartos, uma sala e uma cozinha, divididos por dois andares", conta Ernesto Barros, enquanto abre as portas da varanda no andar superior.

A maioria destas casas típicas da Costa Nova foi passando de geração em geração o que faz com que o espírito de "boa vizinhança" esteja sempre vivo. "Aqui já nos conhecemos todos uns aos outros há muitos anos e somos todos amigos", garante Ernesto Barros.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG