O Jogo ao Vivo

Nacional

Escolas de poucos alunos com melhores resultados no 1º Ciclo

Escolas de poucos alunos com melhores resultados no 1º Ciclo

Os alunos do 4.° ano estrearam-se este ano nos exames nacionais. São as únicas listagens (geral e por disciplina) lideradas por escolas públicas, a maioria de pequena dimensão e no Interior do país. Ou seja, estatisticamente, este primeiro ranking do 1.° ciclo contraria o sistema que concentra alunos em centros escolares como fator promocional do sucesso escolar.

Em termos gerais, há seis escolas públicas entre as dez com melhores resultados. A Matemática, as primeiras cinco do ranking são todas públicas. E a Português, há cinco no "top dez" e 22 nos primeiros 50 lugares.

"É estatística. E tratando-se de universos muito pequenos podiam resultar em excelentes ou péssimos resultados", começa por sublinhar a presidente da Associação de Professores de Matemática. No entanto, acrescenta Edviges Ferreira (presidente da Associação de Professores de Português) a proximidade é um fator crucial no ensino.

"Se, para agilizar o sistema, perdermos a relação de proximidade, estaremos a dificultar imenso o trabalho do professor", insiste Maria Benedita Portugal e Melo. Para a professora da Universidade de Lisboa, a reorganização da rede em mega-agrupamentos e o aumento do número de alunos por turma são medidas que penalizam a qualidade do ensino e podem fazer o país "recuar décadas".

O exame do 4.° ano foi feito em maio. Os alunos com negativa tiveram aulas suplementares e repetiram as provas numa segunda fase. O Ministério da Educação garante que a taxa de retenção diminui graças e este modelo, que este ano também será aplicado aos alunos do 6.°.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG