Nacional

Neocatecumenais animam evangelização

Neocatecumenais animam evangelização

Entre centenas de famílias do Caminho Neocatecumenal enviadas pelos papas João Paulo II e Bento XVI a evangelizar em países diferentes dos seus, encontram-se já 15 portuguesas. São já mais de 800 famílias (pais e filhos), em missão em 78 países, das quais 389 na Europa, 189 na América, 113 na Ásia, 56 na Austrália, 46 na África e 15 no Médio Oriente.

A eficácia e a força da catequese do Caminho Neocatecumenal é demonstrada também pela abertura de 78 seminários diocesanos missionários "Redemptoris Mater", dos quais 37 estão na Europa (dois em Portugal, Lisboa e Porto), 26 na América, sete na Ásia, seis na África e dois na Austrália. Desde 1990, ano das primeiras ordenações, até hoje, os presbíteros ordenados nesses seminários são mais de 1600. Cerca de 2000 estão actualmente em preparação para futuras ordenações.

Bento XVI reconhece que Caminho Neocatecumenal, fundado em 1964, tem contribuído "para reavivar e consolidar a iniciação cristã nas dioceses e paróquias, favorecendo uma gradual e total redescoberta das riquezas do baptismo". Salienta que o "original contributo" desse movimento deve estar em "filial obediência à Santa Sé", inserindo-se "na grande harmonia do corpo eclesial". Por isso, insiste: "Exorto-vos a procurarem sempre uma profunda comunhão com os pastores e com todos os componentes da igreja particular", dado que "a comunhão fraterna" constitui "o primeiro e maior testemunho ao nome de Jesus Cristo".

O Caminho Neocatecumenal é um itinerário de formação cristã que nasceu em Espanha por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández. Hoje congrega quase um milhão de seguidores para os quais a Santa Sé acaba de aprovar o Directório Catequético do Caminho Neocatecumenal, saudado pelo seu iniciador, Kiko Argüello. Reconhece que o seu movimento também conheceu "muitas dificuldades, preconceitos de párocos e bispos". Salienta, porém, a "disponibilidade, ajuda e solicitude com a que a Igreja e os pontífices ajudaram o Caminho Neocatecumenal".

O Caminho Neocatecumenal cresceu e enche igrejas e seminários, com numerosas famílias que cada vez mais se oferecem para levar a missão católica a todo o Mundo. Está presente em 1320 dioceses de 110 países nos cinco continentes. São 20 mil comunidades activas em 6000 paróquias.

Já tem pernas para fazer o seu caminho, andando.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG