O Jogo ao Vivo

Nacional

Escola de Santa Comba Dão sem aquecimento há meses

Escola de Santa Comba Dão sem aquecimento há meses

Duzentos alunos que frequentam a Escola EB 2,3 de Santa Comba Dão estão sem aquecimento há vários meses, denunciou a associação de pais e encarregados de educação.

Em comunicado, o presidente da direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Santa Comba Dão, Luís Nunes, explicou que as salas de aula não têm aquecimento há vários meses, o que está "a prejudicar as condições de trabalho e de aprendizagem dos professores e dos cerca de 200 alunos que frequentam este estabelecimento de ensino".

"O equipamento de aquecimento central - reparado sucessivamente ao longo dos últimos anos - avariou definitivamente em 2015, tendo sido identificado como um fator de risco para a segurança caso fosse ativado. Esta situação arrasta-se há meses, sendo do conhecimento da DGeste [Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares] e do Ministério da Educação", acrescentou.

De acordo com o representante dos pais e encarregados de educação, o facto de este inverno estar a ser menos rigoroso tem permitido disfarçar esta situação. "Mas, as últimas semanas, marcadas por noites e manhãs geladas, deram origem a queixas sistemáticas das crianças. Nem soluções improvisadas pontualmente por alguns professores conseguem disfarçar o frio que impede os alunos até de escrever normalmente", sublinhou.

A Associação de Pais de Santa Comba Dão espera que "esta situação possa ser corrigida o mais rapidamente possível", deixando a garantia de que "não exclui quaisquer formas de protesto público", caso a situação se mantenha.

A agência Lusa tentou contactar, por diversas vezes, a diretora do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Madalena Dinis, que se mostrou indisponível para prestar declarações.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG