O Jogo ao Vivo

Legislativas 2015

Boletim...de foto

Nas redes sociais quem venceu foi a geração "selfie". Os mais jovens foram às urnas e fizeram questão de o demonstrar online, tirando fotos aos seus boletins de voto e partilhando nas redes sociais.

Tanto no Twitter, como no Instagram e Facebook, as principais hashtags do dia eleitoral foram inundadas de fotografias de jovens a cumprir o seu direito cívico. E até aí houve um pouco de tudo: "selfies" no local de voto (com Pedro Granger a dar o exemplo), fotografias com os boletins por preencher (com mãos e pés e até peluches e Nenucos) e confissões de intenções de votos, umas mais ortodoxas que outras... Em dia de jogo dos "grandes", houve até quem votasse no Benfica ou em Bruno de Carvalho.

A grande estrela destas legislativas foi, assim, o Instagram, a rede social do momento entre os mais jovens: se esta rede de partilha de fotografias já não é novidade, esta é, de longe, a primeira vez que é tão utilizada em Portugal durante um ato eleitoral. Milhares de fotografias foram tiradas este domingo, com a hashtag #legislativas2015 em especial destaque, reunindo mais de 2700 imagens.

No Twitter, a hashtag #Eleições2015 esteve, durante praticamente todo o domingo, no topo dos Trending Topics, os tópicos mais populares em Portugal, mas outras hashtags foram, igualmente, utilizadas para comentar a atualidade política, como #legislativas2015, #leg2015 e #euvoto. Por lá, os portugueses foram alternando entre incentivos ao voto, palpites sobre os resultados e (muitas) reações à vitória da coligação, com muito humor e ironia à mistura.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG