O Jogo ao Vivo

Legislativas 2015

"Poucos dos eleitores indecisos mudaram de opinião"

"Poucos dos eleitores indecisos mudaram de opinião"

José Manuel Diogo destaca a mudança de estratégia de Passos Coelho no debate emitido pelas três rádios de informação. Diz que "depois do debate na TV não tinha outra hipótese. E por isso esteve melhor". Já quanto a António Costa, o cronista do JN considera que, por trazer vantagem do debate nas televisões, o líder do PS "foi mais contido", procurou não cometer erros" e "saiu-se bem".

O especialista em "media intelligence" comparou o debate a uma partida de futebol. Diz que o primeiro-ministro "jogou em 4x3x3". "Passos procurou escapar ao confronto público o maior tempo possível e de alguma forma conseguiu-o", explica, acrescentando que "apenas o fez depois de ter perdido o debate (anterior) com António Costa".

"Deixou Sócrates no banco e decidiu confrontar o PS. Mesmo falando mais do passado deixou de utilizar o argumento que lhe deu a derrota no último debate. Continuou no passado mas culpando, agora apenas, a herança 'sem nome do PS."

Na sua opinião, Costa "usou uma tática 4x5x2x1". "Acreditou que apenas uma gafe o podia comprometer, jogou para o empate, estacionou o autocarro, e saiu-se bem."

Porém, prossegue, "poucos dos eleitores indecisos mudaram de opinião". E desses, "aqueles que já tendiam para votar PS tiveram mais argumentos que os que ainda não decidiram votar na coligação".

"Passos Coelho Sobreviveu a uma luta que não queria, e que reduziu ao mínimo, mas vê-se agora obrigado a vir para o terreno explicar-se. António Costa fica a ganhar porque inverteu a tendência negativa, quer anímica, quer nas sondagens. E acredita que pode ganhar."

Segundo José Manuel Diogo, a luta entre televisão e rádios "é desigual". O debate na televisões registou três milhões de espetadores, o das rádios "apenas um". E sugere "um debate nas redes sociais".

"Poderia ser uma experiência interessante para o debate político. Mais moderno, com melhor performance, mais profissional. Assim não aqueceu nem arrefeceu: foi solteiros contra casados".