Pandemia

Confinamento de um mês e escolas com alunos até 12 anos não fecham

Confinamento de um mês e escolas com alunos até 12 anos não fecham

O primeiro-ministro e líderes partidários reuniram-se esta terça-feira com especialistas para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal. A reunião antecede a decisão sobre as medidas que vão definir um novo confinamento.

Os especialistas hoje ouvidos traçaram cenários pessimistas sobre o andamento da pandemia em Portugal. Manuel Carmo Gomes, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, diz que, mesmo confinamento, será "difícil evitar" que os internamentos em cuidados intensivos atinjam os 700 e que o país ultrapasse as 140 mortes diárias. A 24 de janeiro, a previsão é de que venham a existir 154 óbitos, afirmou.

Sobre as escolas, há outro dado importante: Baltazar Nunes, do Instituto Nacional Ricardo Jorge prevê que é possível reduzir o ritmo da transmissão do vírus com as instituições de ensino abertas.

António Costa revelou, à saída da reunião, que as escolas com alunos até 12 anos não vão fechar. No ensino secundário, ainda há dúvidas, sendo que Costa revelou que, neste ponto, houve grande divergência entre os especialistas.

O primeiro-ministro também adiantou que as novas medidas de confinamento vão ser preparadas tendo um "horizonte de um mês".

PUB

Outras Notícias