Mercado livre

Endesa baixa preço da eletricidade em média 6,3% em 2019

Endesa baixa preço da eletricidade em média 6,3% em 2019

A Endesa, empresa que opera no mercado liberalizado de energia, anunciou, esta quinta-feira, que vai reduzir em média 6,3% o preço da eletricidade em Portugal em 2019.

"Apesar da subida constante de custos, a Endesa optou pela estratégia de não alterar os preços para 2019, de forma a promover a estabilidade económica dos seus clientes, encarregando-se desta subida de custos", refere a empresa, sublinhando que "a descida da tarifa de acesso em 11% não compensou o aumento dos custos energéticos".

E prossegue: "Se no fecho de 2017 os preços do mercado grossista foram 30% mais elevados relativamente aos do ano anterior, este ano de 2018, até ao dia de hoje, foi apresentada uma subida de quase 9% comparativamente ao ano passado".

Assim, para 2019 a situação "não será diferente", sendo que lembra que está previsto "um aumento ainda maior".

Há mais de 20 anos no mercado português, a Endesa conta com cerca de 300 mil clientes, segundo a informação disponível na página da empresa na internet.

A redução anunciada hoje pela Endesa segue-se à descida comunicada pela EDP, em média de 3,5%, também para o mercado liberalizado.

No mercado regulado, as tarifas de eletricidade vão descer também 3,5% para os consumidores domésticos a partir de 1 de janeiro, o que representa uma diminuição de 1,58 euros para uma fatura mensal de 45,1 euros, de acordo com as contas divulgadas pelo regulador.