O Jogo ao Vivo

Covid-19

Enfermeiros vão fazer testes para ver grau de proteção contra o vírus

Enfermeiros vão fazer testes para ver grau de proteção contra o vírus

Os enfermeiros vão ser submetidos a testes sorológicos para se avaliar o seu grau de proteção face ao coronavírus. rata-se de uma iniciativa da Fundação Champalimaud, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros.

Os testes arrancam na próxima semana e vão abranger, numa fase piloto, 377 enfermeiros e 290 assistentes operacionais dos hospitais de Santa Maria (Lisboa) e de Santo António (Porto).

Trata-se de uma iniciativa da Fundação Champalimaud, em parceria com a Ordem dos Enfermeiros.

"Os testes sorológicos permitem detetar se as pessoas que foram afetadas de forma assintomática, com sintomas muito ligeiros, e que nunca perceberam que estiveram infetadas, têm anticorpos para o coronavírus, ou seja, pessoas que tendo tido contacto com este vírus deverão estar mais protegidas de novas reinfecções, podendo retomar, assim, a sua atividade com mais confiança", explica-se, num comunicado da Ordem dos Enfermeiros.

No projeto-piloto, que deverá estar concluído, mo máximo, dentro de duas semanas, escolheu-se dois dos maiores centros hospitalares do país e profissionais que estão em contacto direto com doentes Covid-19.

"Os estudos laboratoriais, por método ELISA, serão suportados pela Fundação Champalimaud. No caso do Hospital de Santa Maria, prevê-se que sejam recolhidas amostras sanguíneas de 191 enfermeiros e 136 assistentes operacionais, enquanto no Santo António, o estudo abrangerá amostras sanguíneas de 186 enfermeiros e 154 assistentes operacionais, num total de 667 profissionais", especifica-se, no comunicado.

Outras Notícias