Nacional

Época balnear arranca este fim de semana com mais 20 praias que no ano passado

Época balnear arranca este fim de semana com mais 20 praias que no ano passado

A época balnear de 2022 começa este fim de semana e Portugal conta com 594 praias de banhos, mais 20 do que no ano passado. O anúncio foi feito pela Agência Portuguesa do Ambiente na tarde desta quinta-feira.

Nas 594 praias, a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores salvadores, segundo a portaria hoje publicada e que define as datas onde a época balnear arranca em cada município. A 7 de maio iniciar-se-á em várias praias dos concelhos de Cascais, Porto Santo e Porto Moniz. A 15 de maio juntar-se-ão diversas praias no distrito de Faro. A 1 de junho, a maioria das praias no centro e sul do país.

A aplicação Info Praia está novamente ativa para facilitar o acesso à informação atualizada sobre a lotação das praias e a qualidade da água. No ano passado, a utilização desta aplicação era recomendável para respeitar as regras impostas pela pandemia, quando era proibido frequentar uma praia lotada sob pena de multa. Este ano, sem essas regras, a utilização da Info Praia passa a ser informativa.

Na lista que define as praias de banhos para esta época balnear surge como novidade ao longo da costa a Praia Norte, na Nazaré, onde o município tem vindo a assegurar a vigilância da praia há alguns anos e onde se prevê uma futura concessão balnear com apoio de praia completo. Até lá são disponibilizadas casas de banho e vigilância a banhistas pela autarquia.

No interior do país, há alterações no que diz respeito a praias de banho com vigilância. A Praia do Troviscal, na Sertã, e do Cavadinho, em Braga, saem da lista, mas entra Navarra, no mesmo concelho. As restantes novidades pelo país com vigilância por nadadores salvadores são a Devesa e Rapoula do Côa, no Sabugal, Ucha, em São Pedro do Sul, Bairrada, em Ferreira do Zêzere, Albergaria dos Fusos, em Cuba e a Barragem de Odeleite, em Castro Marim.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG