Papa

Escolas públicas fecham a 12 de maio

Escolas públicas fecham a 12 de maio

As escolas públicas vão estar fechadas a 12 de maio devido à tolerância de ponto, aprovada pelo Governo para a Função Pública no dia em que o Papa Francisco chega a Portugal.

Os diretores aguardam por orientações do Ministério da Educação mas o "normal, quando há tolerância de ponto é que as escolas não abram. Funciona como um feriado", explica Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep).

O terceiro período de aulas arrancou no dia 19 de abril, quarta-feira, e a decisão do Governo resultará na quarta semana consecutiva com "feriados", devido ao 25 de Abril e ao 1 de Maio. Os alunos do 9º, 11º e 12º, que vão ter exames no final do ano letivo, terminam as aulas a 6 de junho. Vão ter 32 dias de aulas, "um mini-período", frisa Filinto Lima.

"Se o ano letivo estivesse, como defendemos há muito, organizado em dois semestres, este feriado 'extra' nem se sentiria. Seria diluído. Assim, irá encurtar um período já de si curto, tornando-o minúsculo", insiste o presidente da Andaep, sublinhando que "naturalmente, os diretores irão cumprir a lei" e fechar as escolas no dia 12.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG