Exclusivo

Carro voador e autónomo vai andar pelas cidades

Carro voador e autónomo vai andar pelas cidades

Um consórcio de investigadores, empresas e associações, liderado pela Tekever, está a desenvolver o protótipo de um transporte aéreo, o Fly.pt, constituído por um drone e por um veículo automóvel autónomo, que pode circular na estrada acoplado a um "skate" ou voar acoplado ao drone. O instituto Politécnico de Leiria é um dos parceiros do projeto, pioneiro em Portugal, que estará concluído em 2023.

A participação dos investigadores Rafael Caldeirinha, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, e Artur Mateus, do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP), consiste no desenvolvimento de soluções para os sistemas de propulsão elétrica e de armazenamento de energia para o drone, de novos processos de fabrico de materiais, e de sistemas de comunicações, navegação e segurança.

Rafael Caldeirinha revela que o Fly.pt está a ser concebido para voar de forma autónoma, em corredores aéreos, controlados por uma central de comando, que define a trajetória de voo. Com um teto de voo de cerca de 100 metros e com capacidade para transportar quatro passageiros, o veículo poderá ajustar a rota em tempo real. "Será um serviço semelhante a um Uber, em que o carro que estiver mais próximo assegurará o transporte". A grande diferença é que não terá piloto ou condutor.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG