Exclusivo

Coimbra lidera projeto para edifícios que podem ser "reciclados"

Coimbra lidera projeto para edifícios que podem ser "reciclados"

Edifícios fáceis de construir e desmontar, que podem durar toda a vida ou mesmo ser aplicados noutras construções. A ideia está a ser desenvolvida por um consórcio europeu de universidades, liderado pela academia de Coimbra. A ferramenta poderá, a qualquer momento, ser usada para o mercado.

Além da Universidade de Coimbra, a investigação envolve duas empresas portuguesas, duas universidades italianas e holandesas e um instituto em França. O projeto envolve uma tipologia de ligação híbrida completamente nova, assente em vigas de treliça de aço leve ligadas a colunas tubulares por meio das designadas juntas "plug-and-play", que funcionam por encaixe, facilitando a montagem e desmontagem da estrutura de edifícios modulares.

"O objetivo fundamental é desenvolver um sistema montado facilmente e fácil de desmontar, através de ligações de encaixe", explica ao JN Urbano Luís Simões Silva, investigador do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, líder do projeto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG