Nacional

Cerdeira mostra inovações na prevenção de incêndios

Cerdeira mostra inovações na prevenção de incêndios

Seis problemas, seis ideias inovadoras: uma nova forma de organização da floresta, a reconstrução de anexos agrícolas, a dinamização da economia ou estratégias de deteção precoce de incêndios são as propostas vencedoras do concurso de ideias para a prevenção de incêndios e a revitalização das regiões atingidas pelo fogo.

O concurso foi lançado pelo Portugal Inovação Social, o programa do Portugal 2020 que financia projetos de inovação social, e os seis vencedores ganharam um bootcamp (uma formação intensiva) em Empreendedorismo Social, numa colaboração com o IES - Social Business School. A formação foi dada em Cerdeira, na Lousã, que durante dois dias reclamou o título de Aldeia da Inovação Social.

Extinctus Enterprise - Cápsula de alerta de incêndio

Cinco estudantes de liceu e um professor empenhado, de Braga, querem criar uma cápsula para enterrar na floresta. Essa cápsula terá um rádio e um sensor de temperatura alimentados por uma bateria de lítio. De seis em seis horas, emitirá um sinal de vida aos bombeiros. Quando o sensor detetar uma subida anormal da temperatura, a informação será enviada aos bombeiros, de forma automática.

FireFly - IA para prever caminho do fogo

Duas imigrantes, uma brasileira e uma búlgara, sugerem recorrer à inteligência artificial (IA) para tratar o volume de informação dado por imagens de satélite e tornar mais eficaz a previsão e a prevenção de risco de incêndio. Querem montar um projeto-piloto na Lousã.

Floresta ativa - Ganhar dinheiro com a floresta

Com os donos dos terrenos ausentes e mediante a ineficácia dos atuais modelos de gestão coletiva da floresta, propõem-se criar uma cooperativa de gestão agroflorestal sustentável, que dê dinheiro a ganhar aos proprietários, dinamize as zonas rurais e contribua para prevenir fogos florestais.

Anexo Agrícola - Reconstruir o que o fogo destruiu

Logo após os incêndios, Afonso Almeida Fernandes começou o trabalho de voluntariado. Viu que milhares de pequenos agricultores tinham perdido o sustento e pôs o seu gabinete de arquitetura a pensar em formas de usar madeira queimada para reconstruir anexos agrícolas. Através da Just a Change conseguiu dinheiro da José de Mello Saúde para um projeto-piloto de seis barracões.

Caminhos das Fragas - Memória aberta ao turismo

Um Museu Etnográfico e Casa do Forno Comunitário de Freixo da Serra, no Parque Natural da Serra da Estrela, fará a ligação entre a cultura, as tradições locais e o turismo. Os objetos expostos no museu podem ser incluídos em roteiros de percursos pedestres. A riqueza do turismo ajudará a manter a região povoada e a floresta cuidada.

Slower - Têxteis singulares de lã portuguesa

O blogue Slower já existe, tal como a plataforma Não Vamos Esquecer e a Junta de Freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. A ideia é unir esforços e criar uma linha de têxteis que usa lã e trabalhadores locais. Será vendida online, acompanhada por uma descrição da produção e do artesão, para reforçar o seu caráter único.

ver mais vídeos