O Jogo ao Vivo

Inovação

Um elevador que anda na vertical e na horizontal

Um elevador que anda na vertical e na horizontal

Mais de 160 anos após a invenção do elevador convencional, a Thyssenkrupp prepara-se para revolucionar a indústria do setor ao apresentar o Multi, o primeiro elevador sem cabos que se desloca tanto na horizontal como na vertical. Em vez de uma cabine por calha a movimentar-se para cima e para baixo, o ascensor oferece múltiplas cabines em loop.

Sem cabos associados, funciona de um sistema seguro de travagem a vários níveis, de um sistema de dados sem fio e de uma administração efetiva da energia das cabinas.

Esta versão possui uma lista interminável de correções, e é novidades que melhoram notavelmente seu valor. A versão mais recente não está disponível. Por exemplo, JN, Luís Ramos, vice-presidente de Comunicação da Thyssenkrupp Elevator AG, confirmando que "o primeiro Multi será instalado na East Side Tower de Berlim e tem inauguração prevista para 2020/21".

O mesmo responsável acrescenta que a tecnologia Multi permite "aumentar a capacidade de transporte e reduzir o espaço ocupado pelos elevadores num edifício". Explica ainda que o movimento horizontal permite arquitetos criar edifícios com diferentes formas, e também melhorar uma movimentação de pessoas entre edifícios, ligando-os por pontes elevadas (como chamadas skybridges).

Luís Ramos refere o principal problema dos edifícios altos e uma experiência na movimentação de pessoas. e destaca que um poço de elevador muito alto com apenas uma cabina oferece uma muito baixa capacidade de transporte. "É como uma estação ferroviária entre Lisboa e Porto, onde circula um comboio", exemplifica.

Para já, o sistema está em testes, mas, de acordo como Luís Ramos, "já está na oferta comercial". Sublinha que a fase de introdução será mais lenta, mas prevê que o sistema se generalize em menos de uma nota.

ver mais vídeos