Exclusivo

Porto distinguido como a melhor cidade para viver em família

Porto distinguido como a melhor cidade para viver em família


Uma empresa nórdica avaliou os principais itens de qualidade de vida em 50 grandes centros urbanos da Europa e concluiu que a Invicta ganha aos pontos a referências como Paris ou Barcelona. O segredo está em pequenos pormenores que fazem toda a diferença. Lisboa aparece em terceiro lugar.

O Porto é a melhor cidade da Europa para viver em família. A sentença é da empresa norueguesa Sumo Finans, que estudou um total de 50 grandes e médias urbes europeias e tirou-lhes a radiografia das fraquezas e pontos fortes. Na contabilidade final, feita a avaliação de todos os pontos, o Porto ocupa o topo da classificação média, à frente de Barcelona (Espanha) e de Lisboa, que ficou num também honroso terceiro lugar. No "top ten" figuram ainda Tallinn (Estónia), Paris (França), Atenas (Grécia), Varsóvia (Polónia), Liubliana (Eslovénia), Bordéus (França) e Turku (Finlândia). Os últimos lugares foram para Amesterdão (Holanda), Berna (Suíça) e Londres (Reino Unido).

Ao todo, a Sumo Finans ponderou um conjunto de oito itens considerados essenciais para aferir a qualidade de vida proporcionada às famílias residentes em cidades: segurança, custo de vida, despesas com educação, gastos em habitação, atrações para crianças, parques e natureza, índices educacionais e opções para ocupação de tempos livres (ver infografia). Os critérios, referiu a empresa nórdica, basearam-se na consulta e análise de várias publicações e estatísticas internacionais em fontes como a Phenomenal Globe, o Kinder Travel Guide ou o Índice Global para a Paz, além de outras referências tão díspares como a TripAdvisor ou a OCDE.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG