Exclusivo

Tecnologia ajuda na limpeza urbana e na gestão de resíduos

Tecnologia ajuda na limpeza urbana e na gestão de resíduos

Há novas tecnologias a dar contributos para tornar mais eficiente e sustentável a limpeza urbana e a gestão de resíduos, um esforço que se soma ao de redução do lixo produzido. Vários municípios já estão a adotar soluções elétricas e agora começam a aparecer no mercado veículos movidos a hidrogénio.

Em Braga, onde, recentemente, decorreu o III Encontro Nacional de Limpeza Urbana, esteve em exibição uma varredoura a hidrogénio, uma solução baseada em tecnologia europeia que João Varela Pereira, da Certoma, acredita que em breve poderá estar a limpar as ruas portuguesas. Este equipamento, "que tem zero emissões de CO2, ajuda à descarbonização". Já fez "demonstrações em alguns municípios, para abrir mercado junto de entidades que possam estar interessadas nesta solução para futuro", conta.

Também a GMV, uma multinacional com instalações em Portugal, tem estudado soluções. A partir de imagens de satélite, conseguem monitorizar aterros, classificando a natureza dos resíduos para apoiar o cumprimento de obrigações e o volume de resíduos para apurar a vida útil dos locais. Também detetam deposições ilegais de lixo na via pública.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG