Exclusivo

Tornar sustentáveis as baterias elétricas para automóveis

Tornar sustentáveis as baterias elétricas para automóveis

Investigadores portugueses estão a colaborar no projeto europeu INSTABAT, que pretende desenvolver uma plataforma tecnológica para baterias de ião de lítio de veículos elétricos. Vão monitorizar em tempo real o funcionamento das baterias, de modo a aumentar o seu tempo de vida e segurança. No horizonte está, também, a possibilidade de dar uma segunda vida às baterias ou até proceder à sua autorregeneração.

As baterias vão ser a "tecnologia de suporte fundamental" para as cidades inteligentes, defende João Lemos Pinto, do Grupo de Investigação Nanofotónica e Optoeletrónica do Laboratório Associado I3N- Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação - Universidade de Aveiro (UA), que coordena o projeto em Portugal.

"A mobilidade elétrica, os drones e outros instrumentos que as pessoas vão começar a utilizar cada vez mais, estão fortemente dependentes de dispositivos de armazenamento de energia", diz. Por isso é preciso repensar as cidades também a este nível". Vai haver uma quantidade enorme de baterias que é preciso aproveitar ao máximo, reutilizar e reciclar", sublinha João Lemos Pinto.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG